Cassola participou do Debate dos Fatos

Jair Cassola

Toninho Munhoz




O programa “Debate dos Fatos”, que foi ao ar ao vivo na última sexta-feira, 13/05, na TV Votorantim teve como convidados o ex-prefeito Jair Cassola e o ex-vereador Toninho Munhoz, que participou a partir do segundo bloco do programa.

 As notícias da semana relacionadas à cidade de Votorantim formaram a pauta dos debate. A primeira questão estava relacionada a regularização fundiária, assunto abordado na Rádio Jovem Pan em entrevista com o Prefeito Carlos Augusto Pivetta. Questionado sobre o assunto, o ex-prefeito Jair Cassola opinou citando vários loteamentos que foram realizados de maneira inadequada, como o Green Valey, que no projeto não foram reservadas áreas para uso público, gerando dificuldades para a Prefeitura instalar prédios públicos no local, como escolas e centros de saúde. Ele ressaltou que a partir de sua gestão foi determinado que novos loteamentos fossem aprovados desde que possuíssem essas áreas e estrutura básica como esgoto. Questionado sobre as regularizações da gestão atual, ele citou a promotoria pública como principal complicador, pois possui “exigências acima do normal”. Ele ainda comentou: “a sorte é que agora temos o estatuto das cidades, uma lei que facilita a regularização das áreas”, comemorou Cassola.

Em relação às dificuldades de comunicação e solução por parte da Vioeste, concessionária responsável pela construção das pistas marginais da Raposo Tavares, para resolver problemas nos acessos, Cassola disse que as dificuldades já existiam antes mesmo da implantação das marginais. Segundo ele, a Viaoeste não atende aos requerimentos dos prefeitos e citou um exemplo de quando ele teve que interferir na iluminação em uma das entradas da cidade, por motivos de segurança, contrariando a empresa.

Uma reportagem exibida pela TV Votorantim mostrou os grandes buracos existentes nas ruas do Parque Jataí II, impedindo inclusive a circulação de transporte urbano pelas vias. Cassola atribui o problema às irregularidades na instalação do loteamento, que não contemplou ao menos as ruas com canaletas para escoamento das águas. Segundo ele, não é possível arrumar as vias, e sim, é necessário refazer tudo. Para isto, ele acredita que o atual governo está se empenhando em conseguir recursos financeiros necessários.

A matéria publicada pela Folha de Votorantim, que fala sobre o requerimento do vereador Fernando Oliveira Souza, do PT, sugerindo a implantação de contêineres de lixo, foi mais um tema do debate. O convidado Toninho Munhoz acredita que é uma idéia boa e saudável, porém, citou a importância da coleta seletiva estar inserida nesse projeto, através da conscientização do cidadão. O ex-prefeito Cassola, mostrou-se favorável, porém pondera que há que se pensar na manutenção e ressalta que há ladeiras na cidade, que não conseguiriam ser atendidas pelo serviço. Ele ainda falou sobre a preocupação que sempre teve com a destinação do lixo.

Telespectadores questionaram aos convidados qual é a opinião em relação à contratação dos cantores que irão se apresentar da Festa Junina, questão que neste ano foi terceirizada pela prefeitura. Cassola disse que enquanto era gestor não houve a necessidade de passar o serviço para um empresário.

Outra pergunta dos telespectadores é se Jair Cassola pretende se candidatar a Prefeito nas eleições de 2012. Ele disse que ainda serão realizadas pesquisas e convenções no partido, e que vai respeitar a reeleição do Carlos Augusto Pivetta, a não ser que ocorram fatos que o levem a mudar de opinião, ou seja, ele está a disposição do partido, porém não pretende se candidatar a qualquer custo, desrespeitando algo já combinado.

Além deste, também foram debatidos outros temas que foram noticiados pela imprensa, como o concurso da Guarda Civil Municipal, a sugestão para a implantação de uma Escola Livre de Artes no prédio que será desativado da Cadeia Pública Feminina, a inauguração da Central de Penas e Medidas Alternativas, e o desfile de noivas pelas ruas centrais da cidade, que chamou a atenção de todas as mídias.

E para finalizar, respondendo uma pergunta de um telespectador, Cassola opinou sobre o projeto de lei do Prefeito Pivetta sobre a terceirização de serviços do Saae, votada recentemente na Câmara dos Vereadores. Cassola disse que não foi favorável ao projeto de lei.

O programa “Debate dos Fatos” vai ao ar às sextas-feiras, às 19h na TV Votorantim, canal 10 da Supermídia, e pode ser acompanhado também pela internet, através do site http://www.tvvotorantim.com.br.

Os vídeos estão disponíveis no Youtube com o título “Debate dos Fatos na TVV”. Mais informações pelo site: http://debatedosfatos.blogspot.com/

Assita:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=M_b70owSv-U
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=UNch6UNhi5E
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=OgjOFq7vmHE
Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=zcY6jvQFBU8
Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=AQ_pQZIi1OE

Nenhum comentário:

Postar um comentário